quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TOP 10 das Plantas Carnívoras Mais Fascinantes


Listas, Natureza,Curiosidades

Talvez por ter suas imagens propagadas por desenhos animados e filmes as plantas carnívoras sempre foram fascinantes. Diferente da ficção onde elas podiam comer humanos, na vida real elas sãos eficientes armadilhas para insetos e pequenos animais que são dissolvidos pelos sucos digestivos das plantas e tem seus nutrientes absorvidos

O primeiro livro que documentou estas curiosas espécies foi escrito por Charles Darwin em 1875 denominado “Plantas Insetívoras. Após pesquisas acredita-se que essas plantas evoluíram de algumas plantas floríferas, estas apresentadas em mais de 630 espécies diferentes. O Brasil é um dos paises que possuem maior diversidade de plantas carnívoras ficando atrás apenas da Austrália.

As plantas carnívoras possuem alguns mecanismos básicos de armadilhas utilizados para devorarem suas presas, são eles:
01 – Armadilhas Tipo Jaula
02 – Armadilhas de Sucção
03 – Folhas Colantes
04 - Ascidios

Segue abaixo o "TOP 10 das Plantas Carnívoras Mais Fascinantes" e suas Características:


10. SARRACENIA
Possuem 15 espécies classificadas em três gêneros de plantas carnívoras: Darlingtonia e Sarracenia com origem na América do Norte e Heliamphora nativas da América do Sul.

Plantas Carnívoras

As plantas são coloridas e exalam um cheiro provenientes de seu néctar que atrai os insetos. Depois que estes entram em suas folhas com formato tubular são aprisionados e digeridos na água e enzimas digestivas ali acumuladas. Os insetos funcionam como um suplemento nutricional visto que os solos onde geralmente elas crescem são pobres em nutrientes.


09 NEPENTHES
Possui somente um gênero e é encontrada em paises da Ásia e Austrália. Possui cerca de 130 espécies e são apelidadas de copos de macaco pelo fato dos animais terem sido frequentemente bebendo a água da chuva que se acumulam em suas folhas. Possuem forma de trepadeira chegando a alcançar de 10 a 15 metros.

Plantas Carnívoras

Também funcionam como armadilhas para insetos. Suas folhas se assemelham a jarros com uma espécie de tampa, geralmente colorida, servindo de proteção para que a armadilha não fique cheia demais. Nestes líquidos pequenos insetos, aranhas e até mesmo pequenos pássaros ficam presos ao escorregarem para dentro do tubo atraídos pelas cores e odores segregados pela planta. Uma vez que a sua presa esteja no interior do jarro, as paredes internas cobertas de pelos voltadas para baixo impendem que estas sejam escaladas e então ali são digeridas. Já foram documentados capturas de até mesmo pequenos mamíferos como ratos pelas eficientes plantas.

08 - GENLISEA
Geralmente conhecida como planta saca-rolhas é composta por 21 espécies que crescem , geralmente em terreno úmido ou semi aquáticos, sendo encontradas na África, América Central e do Sul.

Plantas Carnívoras

Possuem pequenas flores amarelas que são utilizadas como armadilhas para captura de suas presas. Fazendo as entrar e impedindo as vitimas de saírem devido aos pelos em forma de espiral. Essas plantas possuem dois tipos diferentes de folhas. As acima dos solo e outras no subsolo com o intuito de prender e digerir organismos como protozoários e pequenos insetos. Essas folhas sob a terra são ocos e tem uma forma em espiral para a frente e com a ajuda do fluxo de água constante , micróbios podem entrar mas não conseguem sair sendo digeridos e absorvidos.

07 - DARLINGTONIA CALIFORNICA
Como o próprio nome sugere é nativa da Califórnia, também chamada de planta de jarro, crescem em pântanos e com águas frias, devido a sua raridade no campo, é considerada muito incomum.

Plantas Carnívoras

As folhas são bulbosas e formam uma cavidade oca com uma abertura situada abaixo. Ao contrário das outras não utiliza odores, pois nesta as vitimas são atraídas pelos pontos de luz que atravessam a planta e fazem pequenos pontos de luzes dentro dos jarros. Ao entrarem lá ficam presas por milhares de pêlos que crescem para dentro impedindo sua saída. Então são digeridas e absorvidas

06 - UTRICULARIA
De acordo com a wikipédia possuem 618 espécies e são plantas aquáticas, vivendo em água doce ou solos úmidos presentes em quase todos os continentes.

Plantas Carnívoras

Estas plantas possuem um curioso tipo de armadilhas, muito pequenas podendo variar de 0,2 a 1,2 mililitros. Podem capturar presas como pulgas da água e até pequenos girinos. As armadilhas tem pêlos que funcionam como gatilhos presas a um alçapão, quando os pelos são estimulados o alçapão se abre, suga o inseto e a água ao redor e fecha-se novamente em questão de 10 milionésimo de segundos.


05 - PINGUCULA
Nativas da Europa, Ásia e Américas esta planta possui 77 espécies distintas utilizando armadilhas parecidas com o das droseras: possuem uma glândula para atrair , aprisionar e diferir os insetos através de substancias pegajosas.
Plantas Carnívoras

Suas folhas são suculentas e geralmente brilhantes que atraem a presa que por ali mesmo ficam presas e digeridas. Vivem em solos de conteúdo mineral pobre e retiram seus nutrientes dos insetos.


04 - DROSERACEAE
Possuem um dos maiores gêneros de plantas carnívoras, com pelos menos 194 especies diferents. As droseráceae se alimentam de uma forma única, possuindo gotículas de uma substancia pegajosa em suas folhas e caule fazendo os insetos que pousarem nela ficarem presos. Com suas vitimas fisgadas e planta se dobra na região que sua vitima pousou envolvendo seu corpo e digerindo seus líquidos.

Plantas Carnívoras


03 - BYBLIS
Também conhecidas como plantas arco íris, devido à aparência atraente de suas folhas, pertencem a um pequeno gênero de planta carnívoras oriundas da Austrália. Se assemelham as Droseras e podem ser distinguidas pelas suas flores.

Plantas Carnívoras

A superfície de suas folhas estão completamente coberta de pêlos glandulares que liberam uma substância pegajosa e atraente. Geralmente os insetos são atraídos pelos reflexos brilhantes nestas gotículas e ficam presos por ali onde são absorvidos.


02 - ALDROVANDA VESICULOSA
Também conhecidas como plantas roda de água, é uma fascinante planta sem raízes, vivendo na água. Ela se alimenta de pequenos vertebrados aquáticos.

Plantas Carnivoras

Seu método de captura consiste em dois lóbulos cobertos de pêlos que, quando estimulados, fazem com que a armadilha se feche em apenas 10 milissegundos prendendo sua vitima como um dos mais rápidos movimentos de plantas existentes na natureza


01 - DIONAEA MUSCIPULA
Esta é provavelmente a mais conhecida planta carnívora alimentando se basicamente de insetos e aracnídeos.

Plantas Carnívoras

Possui extremidades que se fecham em rápidos movimentos quando seus pêlos são estimulados. É uma planta tão complexa que consegue diferenciar se os estímulos são oriundos de seres vivos ou do vento, por exemplo. O movimento de captura de suas vitimas é muito rápido enlaçando com espinhos ou cílios que a impedem de escapar. Suas extremidades se fundem selando a armadilha e criando uma espécie de estômago onde ocorre a digestão de sua presa.

Abaixo um vídeo gravado em altíssima resolução mostrando como funciona a captura das presas por uma planta carnívora.



7 comentários:

Upgrade Films on 2 de dezembro de 2011 às 00:13 disse...

Muito interessante.

Anônimo disse...

Mandou bem!
Quero mais.

Anônimo disse...

gostei muito tem tudo o que eu precizo quando tenho algum trabalho pra faser de plantas carnívoras adoreii !!!

jose on 9 de agosto de 2016 às 23:40 disse...

muito legal este site

Unknown on 18 de outubro de 2016 às 11:05 disse...

Ajudou a fazer a minha lição de casa! Obrigado.

Anônimo disse...

Obrigado mim ajudou muito

Unknown on 11 de setembro de 2018 às 20:13 disse...

Obrigado agora posso apresentar na feira de ciências 😁

Postar um comentário

Todos comentários são moderados. Não serão aceitos aqueles que tiverem conteúdo ofensivo ou com endereços para outros sites (SPAM).

Marcadores

Acidentes Aliens Alimentos Amor Animações Animais Antes e Depois Aranhas Arqueologia Assassinos Assustador Ataques Atletas Atropelamentos Aviões Bêbados Bebês Bebidas Beleza Bizarro Bonecas Brigas Bullying Cachorros Calafrios Camelão Caminhão Campanhas Caretas Caricaturas Carros Cartuns Casais Casamento Casas Cassetadas Cavalos Celebridades Celulares Cervejas Chargistas Chuck Norris Ciencia Cinema e TV Cobras Coelhos Coletâneas Comerciais Confrontos Corujas Cosplay Crianças Criaturas curio Curiosidades Curiosos Desafio Desenhistas Desenhos Desmotivacionais Divertidas Drogas Efeitos Especiais Elefantes Empregos Empresas Engraçados Espaço Esportes Estudantes Estudos Exóticos Experiências Facebook Fail Famosos Fantasmas Femininas Filmes Forbes Formigas Fotos Frutos Futebol Gaivotas Games Gato Ninja Gatos Gordos Guinness Homens Humor Ilusões de otica Imagens Incrível Insetos Inteligência Interessantes Jogos Ladrões Lançamento Leões Linguagem Corporal Listas Lobisomens Loiras Lugares Macacos Mais-Vistos Maquiagens Mar Masturbação Mistérios MMA Modelos Momento Certo Motos Mulheres Musas Natureza Nerds Ninjas Noticias Novelas Olimpiadas Orgasmos Parasitas Pássaros Pegadinhas Pescaria Pesquisas Photoshop Piadas Piscinas Pizzas Pole Dance Pratos Profissões Propagandas Quadromjps Raios Rato Ninja Reflexos Reportagens Robôs Russia Rússia Russos Sapos Séries Sexo Sexy Silicone Sonhos Sorte Star Wars Strip Super-Girls Sustos Tatuagens Terror Transformações Trânsito Troll Truques Tubarões Vampiras Vida Extraterrestre videocassetadas Videos Zumbis
 

Gato Ninja. Copyright 2011 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com