quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Criaturas Extraordinárias com super poderes reais



Estamos acostumados a ver nos quadrinhos e em filmes de super heróis os mais variados poderes. Muitos sonham em ser invulneráveis, imortais ou possuir uma super armadura. Será que isto seria possível?

 Na natureza a resposta é afirmativa, pois algumas espécies vêm surpreendendo os cientistas com seus super poderes naturais. Vejam abaixo:



Super veneno:Chironex fleckeri
O veneno mais perigoso do mundo não vem a de uma cobra, um escorpião ou até mesmo de uma aranha. É a de uma água-viva conhecida como Australian Chironex fleckeri, que também é apelidado de "vespa do mar". Com tentáculos de até 3 metros de comprimento, esta criatura mortal é uma das maiores de sua espécie.

Seus tentáculos são cobertos com milhões de nematocistos, células que liberam dardos envenenados micro-venenoso em caso de contato. O veneno neurotóxico da vespa do mar é extremamente poderoso e ataca simultaneamente o sistema do coração, pele e nervoso, e se a vítima não for tratada imediatamente, pode sucumbir à menos de 4 minutos. Uma pessoa afetada corre o risco de sofrer uma parada cardíaca antes de chegar à costa.

O poder e a velocidade de ação do veneno tornar este animal o mais mortal do mundo e cada água-viva tem o suficiente para matar 60 humanos adultos. Existe, no entanto um antídoto contra o veneno de vespa do mar, mas o efeito deste geralmente é tão rápido que uma pessoa pode morrer antes mesmo que o medicamento tenha sido administrado. Cada ano ocorrem com 40 ataques fatais nas Filipinas e este animal mata mais pessoas do que qualquer outra espécie marinha.

Super armadura: Crysomallon squamiferum

Esta espécie de molusco foi descoberta em 2003 e vive a mais de 2000m de profundidade perto das fontes hidrotermais. Este curioso animal é o único conhecido do mundo que possui uma casca quase totalmente composta de ferro. Esta armadura natural permite que ele sobreviva em um ambiente extremamente hostil com fontes acidas que podem atingir uma temperatura superior a 300 °C. 

Mas é sobretudo contra os predadores que a armadura de Crysomallon é crucial: pois esta lhes permite resistir a poderosas garras de caranguejos ou aos espinhos venenosos de alguns caracóis do mar. Ao estudar a estrutura da armadura os cientistas descobriram que era na verdade composto por três camadas: a primeira é feito de um mineral comum a todos os gastrópodes, aragonite, o segundo é uma camada macia orgânica, que absorve parte do impacto em caso de ataque, e finalmente, a camada externa, o que torna o animal único consiste em sulfureto de ferro.

Durante um impacto ou pressão, essa configuração permite que o animal se livre apenas com micro-fraturas e nunca tem sua armadura quebrada. Segundo Christine Ortiz, que liderou a pesquisa, o Crysomallon squamiferum poderia inspirar uma nova geração de armadura militar com multi-camadas. 

Super força: Onthophagus taurus

Uma espécie de escaravelho que possui o nome científico de Onthophagus taurus é capaz de puxar 1.141 vezes seu próprio peso, ou 30% a mais que o besouro rinoceronte, o detentor do recorde anterior de super força. Para comparar, se os humanos possuíssem esta força seriam capazes de levantar cerca de 80 toneladas, 15 elefantes, ou 50 carros empilhados. 

Esta força excessiva parece ter se desenvolvido para servir um único propósito: o sexo. Durante a época de reprodução, o besouro escava um túnel sob as fezes de algum animal ou simplesmente encontra algum pronto. Mas se o túnel já está ocupado por um rival, uma luta se inicia no qual cada deles tenta empurrar o outro para fora. Naturalmente, o mais forte são os mais propensos a reproduzir, deixando a sua super-força para sua prole.

Onthophagus taurus é proporcionalmente o mais poderoso de todos os animais visíveis a olho nu, pois existem também um ácaro tropical descoberto em 2007 que é capaz de erguer até 1180 vezes o seu próprio peso. Isto faz com que oficialmente este seja o ser vivo mais forte de todas as espécies, embora não pese mais que 100 microgramas.

Mimetismo: Hemeroplanes ornatus 
O ornatus Hemeroplanes é uma espécie de borboleta que vive nas florestas tropicais da América Central. Na forma adulta esta traça não tem nenhum recurso extraordinário, porém a sua larva tem uma habilidade prodigiosa: quando ameaçado por um predador a lagarta infla seu tórax e cabeça até parecer uma víbora.

Outros lagartas tropicais são capazes de imitar a cabeça de uma cobra para repelir os atacantes, mas a imitação da hemeroplanes é de um realismo impressionante, pois ela é capaz de imitar perfeitamente os olhos, o balanço e cabeça triangular de uma cobra,. O realismo se completa quando ela também simula o movimento de ataque, como se a cobra estava prestes a morder!

A natureza não lhe conferiu o veneno mortal das cobras, como alguns de seus parentes possuem, mas sua metamorfose incrível é suficiente para dissuadir os inimigos potenciais que possam querer lhe enfrentar.

Invulnerabilidade: Tardigrade
O tardigrade é um animal pequeno, com pouco menos de um milímetro, e possuí uma incrível capacidade de adaptação. Este animal se desenvolveu em quase todas as regiões do mundo, desde os picos mais altos até as profundezas dos oceanos , em regiões polares ou tropicais.
Sua incrível adaptabilidade lhe rendeu a filiação no clube fechado dos polyextremophiles, organismos capazes de viver em múltiplos eextremas condições. Ele é capaz de resistir a radiação 5000 Gy ou 1100 vezes mais do que o corpo humano pode suportar.

Este curioso ser consegue diminuir a sua atividade metabólica vital para 0,01% do normal, substituir a água de seu corpo por açúcares sintéticos, e pode temporariamente suportar temperaturas que variam de -272 ° a 150 °. Ele também pode sobreviver por vários anos sem comida ou água, antes de voltar à vida quando as condições são mais favoráveis.

Em 2007, tardigrades foram enviados para o espaço a bordo da Foton-M3 para testar a sua resistência ao vácuo do espaço e da radiação cósmica. Mais de 68% da amostra tem resistido a essas condições por 10 dias antes de restaurar seu DNA uma vez de volta na Terra. O tardigrade é de fato tão extraordinário que cientistas chegam a cogitar que ele possui algum origem extraterrestre, pois seus poderes poderiam ter lhe permitido que ele chegasse neste planeta agarrados a um meteorito e mesmo assim sobreviver à esta difícil jornada...

Imortalidade: Turritopsis nutricula

Turritopsis nutricula é uma água-viva de pequeno porte que não excede a 5 mm de diâmetro e é um dos animais mais fascinante do mundo da ciência por possuir um poder único: é a única criatura conhecida capaz de inverter o processo de envelhecimento.

Através de um mecanismo chamado de “transdiferenciação” celular, é capaz de reverter a sua forma juvenil depois de atingir a idade adulta, tornando-a potencialmente imortal. Originária do Caribe, a água-viva se espalhou para todos os oceanos do mundo, e por causa de sua imortalidade, os cientistas temem que sua proliferação se torne incontrolável. 

Segundo a Dra. Maria Miglietta do Instituto de Pesquisas Tropicais Smithsonian, estamos experimentando uma "invasão silenciosa". Turritopsis nutricula continua a ser uma vítima de seus predadores naturais, e, embora seja potencialmente imortal, ainda não foram observadas pelos cientistas por tempo suficiente para que critatura mais velha seja encontrada. Geneticistas e biólogos esperam descobrir os segredos do organismo desta criatura única, cujo extraordinário poder possui o sonho de toda a humanidade: a imortalidade.

Veja também:

5 Curiosos e fascinantes insetos

5 Parasitas mais bizarros encontrados na natureza
...

0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários são moderados. Não serão aceitos aqueles que tiverem conteúdo ofensivo ou com endereços para outros sites (SPAM).

Marcadores

Acidentes Aliens Alimentos Amor Animações Animais Antes e Depois Aranhas Arqueologia Assassinos Assustador Ataques Atletas Atropelamentos Aviões Bêbados Bebês Bebidas Beleza Bizarro Bonecas Brigas Bullying Cachorros Calafrios Camelão Caminhão Campanhas Caretas Caricaturas Carros Cartuns Casais Casamento Casas Cassetadas Cavalos Celebridades Celulares Cervejas Chargistas Chuck Norris Ciencia Cinema e TV Cobras Coelhos Coletâneas Comerciais Confrontos Corujas Cosplay Crianças Criaturas curio Curiosidades Curiosos Desafio Desenhistas Desenhos Desmotivacionais Divertidas Drogas Efeitos Especiais Elefantes Empregos Empresas Engraçados Espaço Esportes Estudantes Estudos Exóticos Experiências Facebook Fail Famosos Fantasmas Femininas Filmes Forbes Formigas Fotos Frutos Futebol Gaivotas Games Gato Ninja Gatos Gordos Guinness Homens Humor Ilusões de otica Imagens Incrível Insetos Inteligência Interessantes Jogos Ladrões Lançamento Leões Linguagem Corporal Listas Lobisomens Loiras Lugares Macacos Mais-Vistos Maquiagens Mar Masturbação Mistérios MMA Modelos Momento Certo Motos Mulheres Musas Natureza Nerds Ninjas Noticias Novelas Olimpiadas Orgasmos Parasitas Pássaros Pegadinhas Pescaria Pesquisas Photoshop Piadas Piscinas Pizzas Pole Dance Pratos Profissões Propagandas Quadromjps Raios Rato Ninja Reflexos Reportagens Robôs Russia Rússia Russos Sapos Séries Sexo Sexy Silicone Sonhos Sorte Star Wars Strip Super-Girls Sustos Tatuagens Terror Transformações Trânsito Troll Truques Tubarões Vampiras Vida Extraterrestre videocassetadas Videos Zumbis
 

Gato Ninja. Copyright 2011 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com